lendas
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular. No que se tornam conhecidas vão sendo registradas na linguagem escrita.
Lenda vem do latim que quer dizer “aquilo que deve ser lido”. Inicialmente as lendas contavam histórias de santos, mas estes conceitos foram se transformando em histórias que falam da cultura de um povo e de suas tradições. As lendas fornecem explicação para tudo, até para coisas que não tem explicação científica comprovada, por exemplo, acontecimentos sobrenaturais. A lenda pode ser explicada como uma degeneração do mito, porque como são repassadas oralmente de geração a geração, vão com o passar do tempo sendo alteradas, porque como diz o povo, quem conta um conto, aumenta um ponto, e assim vai.
A origem das lendas é baseada em quatro teorias que tenta dar uma resposta. A Teoria Bíblica, com origem nas escrituras, Histórica com origem na mitologia, Alegórica onde diz que todos os mitos são simbólicos, contendo somente alguma verdade moral ou filosófica e Física usa os elementos, água, fogo e ar.
É o conjunto de mitos que são transmitidos de geração em geração, que faz parte da cultura popular.
É também uma representação fantasiosa a fim de dar uma interpretação e uma explicação aos fenômenos da natureza e da vida.
É tudo que não existe que as pessoas inventam.
Mula sem cabeça é uma lenda
ALEGORIA
Figura de linguagem utilizada para representar fatos, cujo sentido pode ter também um sentido contrário do que quer ser dito.
É uma representação que transmite outro significado em adição ao significado literal de um texto. Em outras palavras, empregamos a alegoria quando queremos falar indiretamente de algo, usando outra ideia, normalmente, por meio de uma ligação de moral.
É uma representação figurativa que transmite um significado outro que o da