tabalho de port
Nesse trabalho falarei sobre as obras antes e depois da 1ª Guerra Mundial, destacando a ideia de algumas sobrepostas.
Arte antes da 1ª Guerra Mundial – A Belle Époque.
Um Café-Concerto (hoje "Boate") nos anos de 1900, obra do francês Henri de Toulouse-Lautrec (importante artista plástico do final do século XIX).
Arte após a 1ª Guerra Mundial.
Roda de Bicicleta, tematiza as impressões sobre a Europa após a Primeira Guerra, obra do francês Marcel Duchamp (importante artista plástico do dadaísmo).
(Toulouse-Lautrec) (Marcel Duchamp)
Antes da 1ª Guerra Mundial – A Belle Époque
(Um Café-Concerto (hoje "Boate") nos anos de 1900, obra do francês Toulouse-Lautrec)
A Belle Époque foi o período em que se iniciou um estado de euforia. A Europa estava no seu auge com os lucros da Revolução Industrial e com as riquezas vindas de suas colônias na África e Ásia. Foi um período caracterizado pelo otimismo e certeza da estabilidade e paz duradouras, certeza de que uma revolução estava por vir. Essa é uma das obras que representa as mudanças e profundas transformações culturais que influenciaram na vida das pessoas. Mostra um “Café-Concerto”, hoje conhecido como “Boate”, que explicita um progresso na Europa, uma novidade da época. A obra não expressa nada concreto, e sim a satisfação da população com os lucros gerados com a Revolução. A situação da Europa estava bastante favorável, e quando chegaram os indícios de que uma Guerra estava por vir, veio o entusiasmo, a euforia e a esperança diante daquilo. A população enxergava a Guerra como sinônimo de progresso, revolução. Recebiam a morte de braços abertos.
Depois da 1ª Guerra Mundial
(A arte de Duchamp tematiza as impressões sobre a Europa após a Primeira Guerra, “Roda de Bicicleta”.)
Após a 1ª Guerra, a máscara caiu. A população emitia sua voz