lendas
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito.Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.
Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.
Muitos pesquisadores, historiadores ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".
Há muito tempo atrás, São José vivia ao norte da ilha de São Jorge. Um dia, com o menino Jesus ainda pequeno e a Virgem Maria ele meteu-se num batel a remos e vieram navegando junto à costa e às grandes falésias da costa norte, algumas com mais de 600 metros de altitude.
Era um dia de sol e de mar manso e a viagem estava a correr bem. No entanto São José, prudente e conhecedor da costa norte, sabia que esta tinha muitas correntes e perigos escondidos, e por isso procurava sempre estar o mais ao abrigo da terra que lhes era possível.
Depois de muitas horas a navegar, São José