Lendas, Mitos e Contos Goianos
Introdução
O folclore goiano é muito rico em lendas, conos, danças, fetsas populares, folguedos e personagens folcloricos, A cultura popular em goias é valorizada e mantidas, principalmente, através das tradicões e literatura oral na areas interiores do estado.
Lendas e Mitos do Folclore Goiano
Romãozinho
Romãozinho era um menino negro que vivia aprontando. Gostava muito de passar o dia judiando de pequenos animais, Roubava ovos dos ninhos, Arrancava pernas das formigas e maltratava outros somente por prazer.
Certo dia sua mãe fez um delicioso quitute de galinh e pediu para o filho levar parar o pai que estava trabalhando. Resmungando, Romãozinho pegou o caminho da roça onde o paia trabalhva. No caminho, parou na estrada e comeu tudo, Embrulhou os ossos e levou para o pai, que ao receber apenas ossos, ficou revoltado. O menino disse que a mãe havia dado a comida a um homem que sempre ia na casa deles, tendo intimidade com a mãe, quando o pai saia para trabalhar.
Então, o pai foi para casa e matou a esposa a facadas, enquanto o menino observava tudo e se divertia.
De acordo com a lenda, no ultimos instantes de vida, a mãe jogou uma maldiçao no menino, que desapareceu depois do ocorrido. ele vive desde então nas 1estradas, assombrando viajntes, jogando pedras em telhados e soltando Cavalos.
Outras Lendas do folclore goiano: - Velho do saco - Homem idoso, sujo e malvado que pega criancas desobedientes para levars para longe de suas casas. lendas contaa no passado pelos pais para assustar crianças, fzendo-as obedecerem suas ordens no la. - Tereza Bicuda - Mulher má que matratava a mãe. Depois de morta, passou a atormentar pessoas que passam na região da serra onde foi enterrada.
- pé-de-garrafa - é um selvagem, cabeludo, que só tem o pé esquerdo com o qual deixa no solo um pegada redonda, ador aparecer para as pessoas nas matas que desaparece a seguir. deixando quem o viu assombrado. - Negro D'agua - Habita as margens dos rios dos