sistema cardiovascular
Biomedicina
Amanda Mascarenhas
Andreia Mascarenhas
Laíse Duanne
Gileno Figueiredo
Sistema Cardiovascular
Salvador
2014
Amanda Mascarenhas
Andreia Mascarenhas
Laíse Duanne
Gileno Figueiredo
Sistema Cardiovascular
Infarto Fulminante
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia na Faculdade Mauricio de Nassau.
Prof.ª Daniele
Salvador
2014
Introdução
O sistema cardiovascular compreende o coração e os vasos sanguíneos(artérias e veias) que transportam sangue para os vários órgãos e tecidos do corpo. O sistema começa a desenvolver-se durante a terceira semana, com todas as partes (o coração, vasos sanguíneos e células sanguíneas) sendo derivadas da camada germinal mesodérmica. Ele é o primeiro sistema a funcionar no embrião, com o sangue começando a fluir e os primeiros batimentos cardíacos ocorrendo pelo termino da terceira semana.
A área que da origem ao coração é inicialmente anterior às placas procordal e neural. Entretanto, o sistema nervoso cresce tão rapidamente após o fechamento do tubo neural que o coração e a cavidade pericárdica em desenvolvimento vêm a ficar na frente do tubo digestivo anterior futuro.
O sistema Cardiovascular é o foco deste trabalho. Serão tratadas questões desde a anatomia do sistema, a importância dele para o bom funcionamento do corpo como um todo, além de doenças relacionadas ao sistema em evidência.
1. Coração
Embora o coração pareça um órgão único, ele é funcionalmente uma bomba muscular dupla, as duas partes sendo ligada uma à outra por intermédio da circulação pulmonar. A bomba direita recebe sangue desoxigenado através das veias cava superior e inferior, enquanto a esquerda fornece sangue oxigenado à aorta para distribuição ao corpo. Um terço do coração fica a direita da linha mediana, com o bordo direito estendendo-se da terceira cartilagem costal direita à sexta direita, ambas 1 cm à direita do bordo esternal. O