Folclore
Folclore é toda a ciência de tradições e usos populares, constituída pelos costumes populares transmitidos entre as gerações. Qualquer população possui suas tradições, crendices e até mesmo suas superstições, que são repassadas.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação”. O modo que o povo tem para compreender o mundo em que vive, colabora para que esse mesmo povo seja reconhecido diante dos demais. O folclore serve para distinguir o modo de ser um determinado grupo.
Podemos definir o folclore como um conjunto de contos, lendas, histórias, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas, festas e outras atividades culturais que no meio do povo nasceram e se desenvolveram que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
Manifestações culturais da Região Centro – Oeste
Na região Centro-Oeste a população foi formada a partir dos povos indígenas, pelos brancos vindos de outras regiões e pelos os negros. Cada etnia já possuía uma cultura de suas raízes e foi mesclando uma nas outras até que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas. O folclore local é marcado pela pluralidade de danças,cantos, lendas e crenças.
Algumas das principais manifestações:
Cavalhada: Uma festa que relembra o domínio do cristianismo na região hoje formada por Portugal e Espanha representada por uma falsa batalha entre mouros e cristãos. Em Goiás, a mais famosa ocorre em Pirenópolis.
Cururu – Canto formado por trovas repentistas, chamadas originalmente de carreiras ou linhas, cantadas por vários caminhantes em