Leituras significantes
Comunidade Evangélica Luterana São Paulo.
Artigo: Leituras Significantes
Curso: Pedagogia EAD
Catanduva,
São Paulo.
Resumo
Este projeto teve como objetivo ensinar as crianças para que sejam capazes de interpretar as obras de arte, ter noção dos elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, luz, contraste). Desenvolver o gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
Palavras - chave: Ensino, Arte, obras, Educação infantil.
Ainda nos tempos das cavernas, a Arte, permitiu ao homem compreender a atribuir sentido ao mundo e à sua atividade sobre ele.
A capacidade de configurar sua experiência passada e presente e discernir o seu futuro, desde os primórdios da humanidade, é alguma coisa ligada indissoluvelmente à experiência estética. Foi através da arte que, pela primeira vez, o homem entendeu e representou o mundo em torno de si. A idéia é de que esta atitude não é alguma coisa, que ficou esquecida em algum lugar do nosso passado. Nós carregamos conosco essa capacidade de aprender a configuração do nosso mundo interior ou exterior e objetivá-la em algo dotado de sentido, sem ter, para isso, de recorrer à religião, à filosofia e à ciência. É nisto que consiste a experiência estética.
E sendo Arte é uma linguagem manifestada de diversas formas, pelo som (música), pela linguagem verbal, oral ou escrita (literatura), pela imagem visual (pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia) ou pela linguagem corporal (dança), pode ainda, expressar-se pela mistura de várias linguagens, ela pode ter várias interpretações.
A leitura de obras da criança das séries iniciais enfoca o real, o concreto, o fisicamente representado na imagem. Para ela, a arte é literalmente a representação do mundo, das coisas que existem ou