Judaísmo
Onde e quando surgiu?
É uma das religiões monoteístas mais antigas do mundo, surgiu há mais ou menos a 4 mil anos. Surgiu entre os antigos israelitas no Oriente Médio.
Fundador
Foi criada por Abraão. Por volta de 1800 a.C Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã, atual Palestina.
Isaque que é filho de Abraão, que teve um filho chamado Jacó. O mesmo luta com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu.
Por volta de 1700 a.C o povo judeu vai para o Egito e lá é escravizado ( por mais ou menos 400 anos). A libertação ocorre por volta de 1300 a.C, a fuga foi comanda por Moises, que recebe as tabuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Peregrinam pelo deserto durante 40 anos, ate que recebem um sinal de Deus e volta para a terra prometida de Canaã.
Qual é a divindade?
Tem um único Deus, é uma entidade viva, vibrante, transcendente, onipotente e justa. Entre os homens, existem laços fraternos, e o dever do ser humano praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente nas sendas divinas.
É uma crença monoteísta que se apóia em três pilares: na Torá, nas Boas Ações e na Adoração.
É uma religião que valoriza a moralidade, baseia-se na recomendação de costumes.
Espaço sagrado:
[pic]
O lugar mais sagrado era o Templo, construído no monte de Moriá em Jerusalém.
Outro lugar sagrado em Jerusalém é o monte das Oliveiras, um cemitério.
O Muro das Lamentações, em Jerusalém, também é um local sagrado para os Judeus. No Muro são colocados pequenos pedaços de papel com orações e apelos, são colocados entre as pedras sagradas do muro. Jerusalém é a cidade judaica mais sagrada da Terra, abrigou Templos por centenas de anos. Não é sagrada apenas para o povo judeu.
Tempo sagrado:
Data semanal: • Sábado ou “sabat” Datas anuais: • “Yom Kippur”: festa de jejum e de expiação. Cada judeu deve estender