Leitura
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem como continuação de um estudo já publicado anteriormente, que tratou da relação entre leitura, sociedade, educação e indivíduo dentro da história humana, e, mais especificamente, no ambiente social brasileiro.
Tendo elucidado todos os pontos necessários para a formulação de conceitos sobre a sociedade brasileira e a sua visão sobre a leitura, dá-se início a busca da importância da leitura para o indivíduo na sua formação, trabalhando primeiramente com os tipos de leitura que o leitor deve desenvolver para ler em alto nível. A leitura global é tratada como de suma importância para a atuação do homem na sociedade, e, por conta disso, tem sua visão aprofundada, num primeiro momento, estabelecendo relações com as teorias que já foram formuladas para o processo de leitura, mas que esqueceram de considerar uma variável importantíssima: o homem.
Ao considerar o indivíduo como variante no processo do ato de ler, vem à tona a necessidade de relacionar a leitura global com o homem, englobando nessa análise os elementos presentes no ser humano que tornam o resultado do ato de ler imensurável, isto é, sem a possibilidade de ser medido, fato este que acabou por derrubar todas as teorias citadas anteriormente que tentaram tornar o resultado da leitura único.
2. LEITURA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO
Sabe-se que a leitura, no âmbito da formação, é um dos meios mais eficazes de obtenção e de troca de conhecimentos e de aprendizagens na formação do indivíduo. Devido a esse fator, torna-se quase que desnecessária a sua exaltação à competência de suma importância a ser desenvolvida durante a formação do indivíduo.
Todavia, para que isso seja entendido, deve-se, primeiro, entender o processo de leitura em seu íntimo; como ele se desenvolve; os caminhos que podem tomar e sua relação com o leitor, que irá determinar como essa idéia