Leitura
O relatório do Projeto de Intervenção com o tema Leitura na Escola, relata as informações, experiências e conclusões que os alunos e os professores aplicaram durante o projeto.
O referido projeto foi realizado na Escola Municipal Doutor José Gonçalves, situada em Senhor do Bonfim-Bahia, com os alunos que apresentaram dificuldades na leitura, no período de maio a junho de 2014. Encontrei muitos alunos com dificuldades em leitura e escrita que necessitam de acompanhamento.
Analisar as dificuldades de aprendizagem de cada um resultou em um trabalho de muita pesquisa e observação, e esse trabalho também contou com a colaboração de todos os segmentos da comunidade escolar.
Foram propostas varias estratégias como: visitas a biblioteca, visita a sites de bibliotecas virtuais, seleções de diversos textos, interpretação das escolhas de leitura através de: desenhos, pinturase colagem, hora da leitura, socialização das produções com intervenções feitas pelo professor. Estas atividades envolvem a todos e ficando claro nas palavras de Silva (1981) é que a atividade de leitura não deve estar relacionada a um “hábito” (repetição de um ato que se torna mecânico, involuntário) ou a um “estímulo” (uma resposta a determinados atos), mas sim aos atos de refletir e de transformar. Neste sentido, o processo de ensino da leitura deve partir de situações que permitam ao leitor constatar determinados significados, refletir coletivamente sobre eles e transformá-los. “Ao ler, o sujeito-leitor cria, recria, reescreve ou produz um ‘outro’ texto, resultante da sua história, das suas experiências, do seu potencial linguístico” (SILVA, 1991a, p. 50).
A escola existe para ser um dos espaços de educação das pessoas, entendendo como educação a aprendizagem de conhecimentos importantes para sua vida, relacionados com a sua história e com o seu tempo e, que contribua para o seu crescimento num ambiente de manifestação cultural e de produção/criação de conhecimento.