lEITURA
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MINISTRANTE: TIAGO PAZ CARGA HORÁRIA: 60 h/a CRÉDITOS: 04 SEMESTRE LETIVO: 2014.1 CAJAZEIRAS, 17 DE JULHO DE 2014
COMPARAÇÃO ENTRE O TEXTO E O VÍDEO A relação que há entre o texto “Representação mútua professor/alunos...” com o vídeo “Uma Lição de Discriminação” é total. É perceptível como o aluno se sente desmotivado quando se sente excluído da rotina escolar, quando ver o professor motivando a uns e a ele próprio (o aluno descriminado) não recebe a mesma atenção que os demais.
As representações que o(s) professor(es) cria dos seus alunos “ideal(is)”, acaba por excluir alguns e isso se torna prejudicial e um tanto desnecessário na vida escolar. O fato do professor desenvolver toda uma perspectiva positiva com um ou um grupo de alunos e excluí um ou os demais mexe na autoestima do aluno e o leva a desmotivação por aprender. Um professor desenvolver laços afetivos com determinados alunos que comprometa a maneira dos demais se desenvolverem de forma satisfatória no ambiente escolar é pôr em prejuízo o seu próprio trabalho.
E com a metodologia certa por parte do professor aquele aluno visto como “problema” poderia vir a ser um “bom” aluno.
O ato do professor ou dos alunos descriminar um ou outro aluno, faz com que aquele aluno discriminado, perca o interesse pela disciplina do tal professor que prática esse ato, ou pior ainda perca o interesse pela vida escolar de uma modo geral, se torne uma pessoa violenta e reprimida dentro e fora da escola.