filosofia da educação
Sigmund Freud
Jean Piaget
Lev Semenovich Vygotsty
Marilete Silva
1.Introdução
Há muito vem se discutindo, no meio educacional, as abordagens de aprendizagem e desenvolvimento humano visando definir qual, dentre tantas, deve fundamentar a prática pedagógica. Levando em conta os aspectos histórico-culturais e o conhecimento passado a respeito das chamadas primeiras escolas psicológicas , do século XIX e as do século XX.
Este artigo aborda o processo de concepção e desenvolvimento apresentando os elementos fundamentais e que melhor orientam as concepções que são constatadas no pensamento da professora do ensino Infantil I Escossis, graduada no curso de Pedagogia.
2. A PROFESSORA ESCOSSIS
Escossis, de trinta e seis anos (36 anos), solteira e professora do ensino Infantil I. Formada no curso de graduação pedagogia a cinco anos (5 anos) e atualmente trabalha na União, a três meses (3 meses). Moradora da Rua Renato Viana, número quarto centos e sessenta e três (463) na Ivar Saldanha.
3. A OPÇÃO DA PROFESSORA ESCOSSIS ROSA PELO MAGISTERIO E OS SEUS SENTIMENTOS EM RELAÇÃO À DOCENCIA.
Tendo como motivo da escolha da sua profissão a vocação desde criança, quando brincava de professora, a docente Escossis não teve influência de ninguém para a escolha de sua profissão.
O modo como se sente em relação ao seu trabalho é bom, sendo que ela diz gostar do que faz e de com quem trabalha (crianças), é do seu agrado trabalhar com elas. Em sua profissão não têm nada no qual a aborreça, para ela já é normal o comportamento e o agitação das crianças ao longo da jornada de trabalho.
4. AS CONCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORA ESCOSSIS
Para a professora Escossis o desenvolvimento das crianças ocorrem todos os dias, com as atividades e no dia a dia. Ela diz também, que não sente nenhuma dificuldades de trabalhar na Educação Infantil, melhor do que no 2º ano e no 3º do