leitura
Antonio Francisco Melo da Silva¹
Erisvanio Silva Martins²
RESUMO
A dissertação desse artigo objetiva abordar a temática que coloca a leitura como a base do desenvolvimento da comunicação em seus diversos cenários, trata-se de elucidar á influencia da leitura no campo da oralidade. Apresentar objetivamente como intensificar o desenvolvimento da comunicação para que a sociedade em seus diversos âmbitos possa deter uma comunicação de qualidade, já que a fala é o principal meio de comunicação entre pessoas de diferentes grupos sociais.
Palavras-chave: Leitura. Oralidade. Comunicação.
ABSTRACT
The thesis of this paper aims to address the issue that puts the reading as the basis for the development of communication in its various scenarios, it is clear to the influence of reading in the field of orality. Objectively present as intensify the development of communication so that society in its various spheres can stop communication quality, since speech is the primary means of communication between people from different social groups.
Keywords: Reading. Orality. Communication.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Jean Piaget o desenvolvimento intelectual é contínuo, recebe influências do aprendizado cotidiano e defende que a inteligência não é hereditária.
1. Graduado em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão; Pós graduando-se pela Faculdade Integrada de Ângeles.
2. Graduado em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão; Pós graduando-se pela Faculdade Integrada de Ângeles.
A Epstemologia Genética estuda o progresso intelectual do homem a partir da infância, e esta assevera que a inteligência é um fator de conquista pessoal do indivíduo, embasado no conhecimento adquirido.
Para que houvesse a consolidação dos estudos de Piaget, não bastou apenas oralizar tal teoria, mas sim comprovar cientificamente que o meio influenciava no desenvolvimento do intecto humano.