leitura
Surgiu em Portugal a partir do latim vulgar lusitânico. Este desenvolveu-se fundamentalmente em duas modalidades, uma ao norte, que se falava nas duas margens do Minho, e outra ao sul, designada por romanço moçarábico, com algumas diferenças sobretudo fonéticas devidas à influência do árabe. Da interpenetração deste com a primeira veio a sair a nossa língua, que é hoje falada em Portugal, Brasil e nas outras antigas colónias portuguesa. O primeiro texto escrito em língua portuguesa que se tem registro chama-se "A Canção da Ribeirinha" . Não se tem precisão de data, mas acredita-se que esse texto foi composto por volta de 1198 por Paio Soares de Taveirós. A canção foi dedicada a Maria Pais Ribeira, a "Ribeirinha", que era comprometida.
No mundo ninguém se assemelha a mim enquanto a vida continuar como vai, porque morro por vós, e ai! minha senhora alva de pele rosadas, quereis que vos retrate quando eu vos vi sem manto. Maldito dia que me levantei E não vos vi feia
E minha senhora, desde aquele dia, ai! tudo me foi muito mal e vós, filha de Don Paio Moniz, e bem vos parece de ter eu por vós guarvaia pois eu, minha senhora, como presente Nunca de vós recebera algo Mesmo que de ínfimo valor.
A Língua Portuguesa recebeu influência de várias línguas. Como por exemplos:
ALEMÃO , ÁRABE, ESPANHOL , FRANCÊS , GREGO , HEBRAICO , INGLÊS , ITALIANO , ENTRE OUTAS LINGUAS. ( gás, açúcar , cavalheiro , charme , anjo, Emanuel, bife, maestro.)
No Brasil, as mais importantes mudanças na ortografia, aconteceram em:
a) 1943