leitura
Hoje em dia há uma certa dificuldade para os estudantes em relação a compreensão dos textos teóricos.
A leitura é um modo particular de aquisição de informações, e seus objetivos são a compreensão do texto escrito ou falado. Quando lemos associamos vários tipos de imagem e as vezes ate fantasiamos os textos.
Já os textos são formas de expressões, em vários campos. São manifestações que o próprio homem produz. Há meios de expressões, os textos teóricos expressão sempre a razão reflexiva, necessita de uma disciplina e um método de estudo. Para compreendermos um texto é necessário termos uma visão ampla para que possamos compreender a mensagem passada pelo autor. A leitura possui duas formas: praticada por cultura geral, e realizada por necessidade de saber.
Analise textual significa estudar o texto por um todo, fazendo a analise do texto podemos compreender melhor a idéia passada pelo autor.
Já a analise interpretativa é a que o leitor fará a interpretação da mensagem do autor.
A abordagem com vista para a discussão do texto são estes problemas textuais, objetivos e concretos se encaixam na problematização.
A analise pessoal é uma discussão levantada pelo texto, é a interpretação do leitor sobre o tema.
Interpretar é uma posição própria do leitor a respeito das idéias propostas pelo autor.
Sintese textual é a leitura analítica de base para o texto síntese ou lido, é a apresentação dos pontos principais. Podemos concluir que não basta ser alfabetizado para saber ler, tem que saber ler interpretando, fazendo um estudo para melhor compreender o que se le, sempre respeitando as velocidades da leitura, e buscando sempre entender a mensagem que o autor passa para leitor.