Mix de Marketing
O mix de marketing é formado por um conjunto de variáveis controláveis que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no público alvo.
O composto é dividido em 4 “P’s”. Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.
Produto: é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc.
Preço: é o volume de dinheiro cobrado por um produto e\ou serviço. Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de produto. O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui outras variáveis.
Praça: também é conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição. Executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários finais a fim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente.
Promoção: São todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc. Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.
Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ação em outra.
O comportamento do consumidor inclui ainda o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações. Em vez de influenciar os