Leitura
A paixão pelos livros é uma paixão muito rara, mas é uma das mais belas que existem. Está ligada a sede de conhecimento. Essa paixão pode ser bem ilustrada por uma frase de Erasmo de Roterdã: "Quando tenho algum dinheiro compro livros. Se ainda me sobrar algum, compro roupas e comida".
Livros antes de roupas e comida? Quem cultiva essa paixão entende bem a dimensão dessa frase. Do jeito que se bebe água para saciar a sede do corpo, se lê livros para saciar a sede da alma. "Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come", ensinava o grande escritor Victor Hugo.
O objetivo deste texto não é “bater na mesma tecla”, mas sim provocar a reflexão em torno da importância da leitura. Todo mundo sabe que ler é bom, traz conhecimento e demais jargões que ouvimos por aí... Quanto a mim, afirmo que sem livros não sou nada, sou cego, surdo e mudo, me enquadro exatamente na afirmação de Erasmo de Roterdã citada acima. A leitura me faz interagir com o mundo, compreender o ser humano, a sociedade, realmente é maravilhoso, indescritível.
A riqueza literária é imensa, existem livros para todos os gostos, para todos os tipos de pessoas, ainda mais nos dias de hoje que vivemos na era da informação. Sempre digo que o livro é Instrumento de liberdade e poder!
Cito aqui alguns pensamentos acerca da importância da leitura: "Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato); "A palavra é o meu domínio sobre o mundo” (Clarice Lispector); "Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora". (Voltaire).
Citei anteriormente, que existe literatura para todos os gostos, porém acredito que o mercado está saturado com informação desnecessária, tem muita bobagem circulando por aí e grande parte da população acaba não tendo acesso a conteúdo de qualidade. Vemos em bancas, caixas de supermercado, postos de combustíveis muitas futilidades,