Leitura
O estágio é uma etapa fundamental para a formação de qualquer profissional, principalmente, na vida do educador, que recebe toda uma fundamentação teórica em sua graduação. No estágio é que o educando, tem a oportunidade de vivenciar de perto a realidade e analisar quais são as reais dificuldades do docente e do discente.
O trabalho foi elaborado para analisar como o ensino – aprendizagem é desenvolvida, quais as propostas curriculares e os materiais didáticos que são utilizados, para embasar melhor o ensino da Língua Portuguesa, facilitar e despertar o interesse do discente.
Durante o dia de observação, a relação do professor e o aluno, a colaboração da gestora, funcionários e outros, que de forma direta e indiretamente, contribuíram para a realização deste relatório.
Este relatório tem, entre outros objetivos, apresenta o resultado das observações do estágio em Língua Portuguesa, realizado na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, localizado na Avenida da Amizade nº 76, Centro, Tabatinga-AM, nas turmas 9º ano “D”, 2º ano “E”, onde se obteve a oportunidade de manter contato direto com a realidade da escola.
Dessa maneira, o presente relatório fica estruturado da seguinte forma: dados da escola; aspectos físicos, recursos humanos; gestão e clima organizacional da escola; docentes e matrícula, demanda e aproveitamento escolar.
1 IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Vândulo Carlos Gonçalves Bitencourt, nasceu no Município de Benjamin Constant – AM, no dia 26 de junho de 1975, casado, acadêmico na Universidade do Estado do Amazonas – UEA cursa o 7º período do Curso de Letras, com alguns projetos a serem desenvolvidos, no decorrer da prática de estágio supervisionado II. Desempenha atualmente a função de corretor.
2 DADOS DA ESCOLA
A Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar – (GM3), situada na Avenida da Amizade nº 76, Centro, foi inaugurada em 14 de novembro de 1994 e posta em funcionamento no ano de 1995. Foi reconhecido como escola pelo