Leitura
INTRODUÇÃO
A importância da literatura infantil na criação e no desenvolvimento da criança e do adolescente é enorme. Porém, o que se vê, é um distanciamento cada vez maior da criança em relação a esse gênero literário.
É por isso, que cabe ao educador, promover esse resgate e mostrar ao aluno o quanto essa literatura pode ser fascinante. Como ela pode ajudar na formação de suas opiniões, ideais e valores.
Além de mostrar um mundo fantástico, cheio de personagens e situações, das quais o pequeno leitor rapidamente se identifica e leva para sua vida, seu cotidiano e formação de seu caráter, ajuda também a criança a desenvolver o gosto pela leitura, artes plásticas (desenhos, gravuras, etc.).
Portanto, um trabalho que consiga diminuir esse distanciamento, entre a criança e as histórias infantis, seria de extrema importância. Aqui, propõe-se realizar um projeto com essas características:
A parte prática do projeto pretende, através da produção de pequenos livros infantis, estimular a criatividade e a imaginação da criança, desde a criação de personagens fantásticos, enredo, pesquisa, ilustração, diagramação e confecção dos livros. Além de uma exposição dos trabalhos, e o cadastramento dos mesmos na biblioteca da escola. Tem duração de 1 mês e meio e o público alvo são os alunos de quinta série, do 2° ciclo do Ensino Fundamental.
Para isso, serão aplicadas atividades de desenvolvimento criativo, oficinas de desenho, noções básicas de gramática e redação, e, se possível, utilizar-se de laboratórios de informática.
Esse projeto visa resgatar o valor da literatura infantil na vida da criança, utilizando-se de sua própria linguagem, e mostrar a elas o quanto esse tipo de literatura é importante para o seu processo evolutivo.
A elaboração desse projeto, requer um referencial teórico, e são dois grandes estudiosos que dão esse suporte teórico para as atividades propostas:
As estruturas utilizadas para as histórias infantis seguem padrões baseados nos