Leitura
De acordo com Bock, Furtado e Teixeira, “existe um número bastante grande de teorias da aprendizagem. Essas teorias poderiam ser genericamente reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas”.
Na teoria do condicionamento estão as teorias que definem a aprendizagem pelas suas conseqüências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, sendo que está é uma conexão entre o estímulo e a resposta.
As teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem conseqüências no plano de organização interna do conhecimento.
A teoria de Vygotsky traz uma discussão sobre o processo de formação de conceitos. Para Vygotsky, os fenômenos ocorridos com o ser humano em seu desenvolvimento, devem ser estudados em movimento e como em permanente transformação, as mudanças que ocorrem em cada um de nós têm sua raiz na sociedade e na cultura.
Para Vygotsky o desenvolvimento do homem está totalmente ligado a história da sociedade, pois, o bebê, ao obter o primeiro contato com sua mãe já começa a dar os primeiros passos em direção ao seu aprendizado. É a partir da relação com o outro ser humano que o bebê começa a adquirir seus primeiros conhecimentos em relação ao mundo, aprende a se comunicar através das interações com os adultos. Inicialmente o contato estabelecido é apenas com a família, onde aprende sobre valores