Administração
O planejamento, não consiste em apenas planejar, mas sim em varias outras ações, que por sua vezes são inerentes a ele,que consiste em administrar, direcionar, organizar e controlar. O controle dentre estas ações tem um papel de extrema importância, pois e ele que avalia se o planejamento esta sendo feito dentro do que foi decidido, sem ele não temos como avaliar se o planejamento esta sendo executado. Neste trabalho vamos ver algumas formas de controle dentre os diferentes níveis de planejamento estratégico, tático e operacional, e como o controle pode ser visto de forma diferente dentro das pequenas e grandes empresas.
DESENVOLVIMENTO
Apesar de ser menos envolvente do que as demais funções administrativas o controle representa uma contraparte de todas elas. Segundo (CHIAVENATO, 2010) função do controle esta relacionada com as outras funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção repercutem nas atividades de controle da ação empresarial. Um dos primeiros a citar controle e Fayol na sua obra original que conceitua controle como a função administrativa conhecida como POCCC, onde o ultimo “C” (da sigla) e identificado seguindo uma ordem que começa no planejamento, organização, comando, coordenação, terminado no controle que e a resultante de sua planejada e organizada.
O controle verifica se a execução esta de acordo com o que foi definido no planejamento, quanto mais complexo, detalhados e coordenados forem os planos e quanto maior for o período de tempo para execução, mais complexo será o controle. O sistema de controle deve incluir os seguintes aspectos essenciais: objetivo, medição comparação e correção. Ele esta presente em maior e menor grau em quase todas as esferas de ação empresarial, os controle podem ser:
• Nível institucional – Controle Estratégico • Nível Intermediário – Controle Tático • Nível operacional – Controle Operacional
Os três níveis de