Leitura e produção de texto
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que permite de modo seguro a sua sobrevivência, sua reputação, e, consequentemente, seus bons resultados. “A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que, a ética bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.” – (Maria Cecília Coutinho de Arruda).
A introdução da ética empresarial em nossos futuros empresários se faz necessária para criação de novos conceitos, e assim, geração de empresas mais transparentes e que não visem apenas o resultado financeiro, e sim empresas que agreguem valor aos seus serviços na comunidade.
A leitura e a escrita tem grande importância nesse processo para transformar o indivíduo. Tal transformação pode ser visualizada de várias maneiras, inclusive, nas empresas que estão investindo na formação de seus colaboradores. As organizações que primam por qualidade e crescimento, podem incentivar a leitura e investir na qualificação dos seus colaboradores de diversas formas.
Empresas de médio a grande porte podem, por exemplo, disponibilizar bibliotecas e implantar escolas em suas unidades. Também podem lançar desafios e/ou metas a serem cumpridas, dando aos vencedores, desde um curso de aprimoramento, até uma bolsa de estudos. Empresas de pequeno porte podem investir nos seus colaboradores mais esmerados, dando-lhes uma ajuda de custo para se qualificarem. Tudo isso visando em crescimento profissional e pessoal.
Diante disso, a boa empresa não é aquela que apresenta apenas lucro, mas a que também oferece um ambiente moralmente gratificante, onde se podem desenvolver seus conhecimentos especializados e também suas virtudes. Se medidas como essas, vierem a ser implantadas na maioria das empresas, num breve futuro,