leitura e produção de texto
DILZA MARIA FELICIANO RA 6901435558
FABIANA LAZARA DE FREITAS RA 6921380902
LIDUINA GONÇALVES DE OLIVEIRA RA 6377227872
LUCIMARA TRINDADE GUIARO RA 6942009250
REGIANE BARROS DE LIMA MOREIRA RA 6901440481
ATPS – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Professor EaD: Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
MATÃO SP
2013
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE
A necessidade de produzir bons leitores e escritores hoje na sociedade nos faz perceber os diversos tipos de gêneros textuais oferecidos ao futuro leitor, hoje se busca entre as crianças e jovens que eles se tornem leitores e produtores de texto assíduos. Sendo esta aquisição da leitura indispensável tanto para crianças e jovens para agirem com autonomia nas sociedades letradas. Mas o que é ler, como se lê e o que é necessário para que possamos dizer que é uma boa leitura, é preciso apenas decodificar a mensagem escrita ou precisa também entender o que está escrito, ou será que um leitor tem a mesma facilidade de entendimento/compreensão de leitura e escrita em todos os tipos de gêneros. São muitas as questões acerca da leitura e escrita.
O texto em si não é apenas para ser lido e sim compreendido e entendido para o leitor, todo texto necessita de um leitor que muitas vezes possui habilidades e conhecimento de mundo variado, modo de ver a leitura diferente do outro (por prazer, informação, buscar conhecimento, para refletir, vários são os motivos e finalidades da leitura e escrita). Sendo assim, temos a concepção de leitura, que é decorrente do sujeito, de língua, de texto e de sentido que o leitor adote, ou seja, construção da leitura como ela é gerada (concepção):
De língua como representação do pensamento; De sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações, o texto é visto como um produto lógico do pensamento;
As concepções variam