Leitura e Prod. Textual
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: Um foco no aluno da Educação a Distância
RESUMO: O trabalho analisado tem por objetivo apresentar um mapeamento de competências necessárias aos alunos da Educação a Distância (EAD). Segundo os autores Beahr & Silva (2012) o estudo estabelece uma relação entre as competências e os alunos da modalidade à distância. INTRODUÇÃO: Segundo BEHAR & SILVA é indiscutível o avanço que a Educação a Distância (EAD) teve no cenário educacional brasileiro nos últimos anos.
A tecnologia gerou uma grande mudança social, na qual cada vez mais a geração que nasce e vive em meio a essas tecnologias desenvolve novas formas de agir, pensar, aprender e ser. Todas essas tecnologias tiveram grande impacto na educação brasileira. Compreende-se que os atores desse processo demonstrem conhecimentos, habilidades e atitudes próprias para esse contexto, tanto para ser aluno quanto para ser docente na EAD é necessário um conhecimento próprio da tecnologia e de suas possibilidades. (BEHAR & SILVA, 2012)
AS COMPETÊNCIAS: Conforme (BEHAR & SILVA, 2012), a palavra determina uma pessoa capaz de realizar certas atividades com eficiência. Ser profissional, competitivo e competente são expressões ligadas às pessoas mais capacitadas e eficientes. “Competência é um saber agir responsável e que é reconhecido pelos outros. Implica saber como mobilizar, integrar e transferir os conhecimentos, recursos e habilidades, num contexto profissional determinado” (Le Boterf, 1995). Segundo Beahr & Silva (2012, apud Gaspar, 2004). A perspectiva educacional afirma que o conceito de competência surge a partir de estudos realizados no Canadá, Suíça e Bélgica, no inicio dos anos 90, onde o conceito demonstra ir além de conhecimentos, aptidões ou habilidades. A