camadadeozonio
O Que é?
A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra.
O Que Acontece?
Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.
Qual dano causado?
A camada de ozônio formou-se há aproximadamente 400 milhões de anos e de lá até hoje mantém praticamente a mesma espessura, com exceção da região do chamado “buraco na camada de ozônio”. Foi a camada de ozônio que permitiu o surgimento da vida sobre a terra ao refletir a maior parte dos raios ultravioletas. Sem o ozônio o mundo seria um lugar extremamente quente, praticamente inabitável. Por isso a destruição da camada de ozônio é algo tão preocupante.
Elementos como o cloro, bromo, hidrogênio e carbono, ao atingir a camada de ozônio reagem com o oxigênio livre resultante da decomposição do ozônio impedindo que ele reaja novamente com a molécula de oxigênio. Esses elementos atingem a camada de ozônio na forma de moléculas bastante estáveis que passam pelas camadas da atmosfera sem reagir e se acumulam na camada de ozônio onde, por ação dos raios UVB, são enfim decompostos em seus átomos constituintes.
O Que Podemos fazer para melhorar os Danos?
A questão é que quanto mais substâncias deste tipo foram lançadas na atmosfera mais rapidamente a camada de ozônio vai perdendo