Leitura e Habilidade no Ensino Superior
Franco e Silva (2010) afirmam que, a leitura é uma habilidade fundamental, importante e vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano, tanto no cenário profissional quanto no pessoal. Os autores citam, segundo (Silva e Zilbermam, 1998):
A leitura é como um meio de aproximação entre os indivíduos e a produção cultural, podendo significar a possibilidade concreta de acesso ao conhecimento e intensificar o poder de crítica por parte do público leitor, e assim expressar os anseios da sociedade. (Silva e Zilbermam, 1998, citado por Franco e Silva, 2010).
Os autores explicam que praticando a mesma, entenderemos o que ela vem nos mostrar e que ler, por mais comum que possa parecer, não é uma atividade tão simples, pois quando lemos devemos compreender, atribuir significado à leitura. Afirmam também que a importância do estudo da leitura em sala de aula tem sido discutida por autores como Pedro Demo e Luiz Carlos Cagliari dentre outros, pois através dela estudantes e pesquisadores têm acesso ao conhecimento. Franco e Silva (2010) explicam ainda que a todo instante surgem situações que requerem o uso da leitura e, que, muitas tarefas dependem dela. Afirmam que ela está presente no nosso cotidiano. Acrescentam a importância da prática de leitura em instituições universitárias como uma disciplina que leva o aluno ao acesso e à produção do conhecimento e utilizá-las de forma eficiente e produtiva. Os autores ainda citam que pesquisadores, como Negrão (2004) e Oliveira (2009) dizem que “a leitura na universidade deveria ser uma prática assídua e constante a todos que ingressassem, porque somente pela leitura as atividades acadêmicas