meio ambiente
Sabe-se que as drogas são um mal que vem destruindo: famílias, crianças, jovens, adolescentes e até mesmo adultos. Partindo de alguns fatores de risco encontrado em nossa comunidade escolar. Os educadores e todos os funcionários da Escola Municipal. Francisco Oliveira resolveu elaborar e desenvolver o projeto sobre a prevenção de uso indevido das drogas no intuito de melhorar o convívio social entre a escola e a comunidade na qual pertencemos, com ações e atividades que envolvam os educadores, educandos, a famílias, parceiros e toda comunidade.
O projeto será desenvolvido em etapas, a cada final de semestre e em datas apropriadas que os usos desses fatores de risco ocorrem como: carnaval, praias, eleições. Outros fatores de risco são: alunos que moram perto de bares e tem fácil acesso a bebidas e outros tipos de drogas. E a maioria dos nossos alunos tem por base familiar pais separados, mães solteiras adolescentes que são educados e criados pelas avós e geralmente só pela mãe, são carentes, filhos de pais alcoólatras e fumantes. Portanto o projeto visa incentivar a prevenção de uso indevido de drogas através de: Gincana, jogos, danças, palestras, caminhadas, peça teatral, vídeo, folder e seminários que envolvam pais e alunos e todo corpo docente e pessoas que fazem parte da nossa comunidade e ex - usuário de drogas, com depoimentos sobre os tipos de drogas e os males que elas podem causar na vida em sociedade como cidadãos atuantes.
No entanto esse projeto tem como objetivo conscientizar e identificar os tipos de drogas existentes em nosso meio e na comunidade e os danos que fazem a nossa saúde. Observar que os medicamentos também são considerados drogas dependendo do mau uso.