Leitura e Expressão Escrita
RA – 103746
LEITURA E EXPRESSÃO ESCRITA
Centro Universitário Claretiano
Pedagogia
Leitura e Expressão Escrita
Célia Gaia
CURITIBA – 2013
LEITURA E EXPRESSÃO ESCRITA
Introdução
No contexto a seguir entraremos em contato com os gêneros textuais, como também analisaremos um texto clássico de Clarice Lispector, tornando mais conciso as informações sobre a língua portuguesa, enriquecendo nosso conhecimento sobre tal assunto. 1 – O Texto Os Desastres de Sofia se configura melhor como um texto narrativo, descritivo ou dissertativo? Justifique sua resposta.
O texto melhor se configura um texto descritivo, porque, percebemos como a aluna descreve o professor de tal maneira que conseguimos visualiza-lo. Assim temos a sensação de estar diante do professor, consequentemente a disposição dos enunciados descritivos podem ser alterados sem que se corra o risco de mudar nenhuma sequência cronológica. 2 – O texto possui trechos descritivos? Em caso de resposta positiva, transcreva um dos trechos que você considera descritivo. Justifique por que o considera descritivo.
Sim, o texto possui trechos descritivos quando se refere:
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele, não amor, mas atraída pelo silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que eu, ofendida, adivinhara. Passei-a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
3 – A narradora do texto, a aluna, expressa a sua opinião? Em caso de resposta positiva, transcreva um dos trechos.
Sim, a aluna expressa sua opinião quando se refere a seguinte parte do texto:
Ele me irritava. De noite, antes de dormir, ele me irritava. Eu tinha nove anos e pouco, dirá idade