Leitura e escrita
Curso: Pós-Graduação/ Alfabetização e Letramento Turma: A
Profº: Ramon Casas Vilarino Disciplina: Projetos
Alunas: RA:
Cristina Soares da Fonseca 1130099
Fabiana de Souza Bispo Domingues 1130124
Michelli Aparecida Manrique 1190029
Maria Hildete da Silva Santos Bastos 1130119
Nilza Soares de Oliveira 1130118
São Paulo/ Julho
2012
Tema Geral: Analisar a História através da Literatura
Tema específico: Conhecer aspectos da São Paulo e sua cultura do início do século XX por meio da literatura através da obra Anarquistas Graças a Deus, de Zélia Gattai e alguns contos de Antônio de Alcântara Machado e possibilitar um novo olhar hoje para a nossa cidade, através das disciplinas de História e Geografia
Problema: Como promover uma maior consciência no ensino e aprendizagem de história e geografia, com o auxílio da literatura, de maneira conjunta e intrínseca. É possível possibilitar um olhar mais crítico para nossa cidade e sua história, através dessa proposta?
Hipótese: A literatura, sobretudo como as utilizadas nesse projeto, de memória e contos que são retratados da vida cotidiana, pode ser um grande recurso a ser utilizado no ensino da história. E por esses aspectos também, desenvolver o conceito de sujeito histórico, especialmente quando buscamos compreender o presente através do estudo da história.
Justificativa: Geralmente nas escolas, encontramos um ensino segmentado em disciplinas. Mas, fora dela o conhecimento não está dividido por matérias, pelo contrário, ele é múltiplo, complexo e diverso, sem separações.