Leitura e comunicação oral
Ler para conversar, conversar para ler
Muitas das atividades sugeridas neste material propiciam a criação de uma situação de conversa versando sobre um tema específico, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver as habilidades de comunicação oral previstas nesta meta.
Uma boa oportunidade para você encetar uma conversa é a apresentação do projeto didático de estudo dos animais do Pantanal (pasta Projetos/ Ciclo I). Deixe seus alunos à vontade para dizerem o que sabem e o que gostariam de saber sobre o animal focalizado, valorize suas opiniões e incentive a participação de todos. Repita essa proposta de comunicação oral cada vez que for iniciar o estudo de um novo animal.
Sua leitura em voz alta de textos literários é outro excelente momento para o estímulo à comunicação oral. Converse com seus alunos sobre a história: o que gostaram ou não, as associações que fizeram com outras histórias conhecidas, leve-os a comentar os recursos literários utilizados pelo autor e assim por diante. Algumas histórias são especialmente adequadas para suscitar boas conversas, por possuírem um enredo que favorece a discussão sobre o comportamento das personagens, e os sentimentos envolvidos. É o caso do conto “A pequena vendedora de fósforos”, em que a necessidade obriga uma menina pobre a vender seus fósforos na rua numa fria noite de Natal. Outro livro indicado para despertar boas conversas é o divertidíssimo A noite em que segui meu cachorro (escrito e ilustrado pela autora norte-americana Nina Laden e editado no Brasil pela Brinque Book), em que a identidade secreta de um simples vira-lata é descoberta por seu dono: ele é o “maioral” entre os cachorros.
As conversas a partir de contos, poemas e outros textos literários permitem que os alunos ponham em prática um comportamento de leitor essencial: a troca de opiniões e impressões sobre o que lêem. Vale a pena incorporar atividades desse tipo à rotina da sala de aula. No