Leitura e analise critica de uma bicicleta
SUMÁRIO
PRODUTO: BICICLETA – FOTO
INTRODUÇÃO
foto
A bicicleta, além de estar na moda, faz superbem à saúde. A criação de ciclovias pelo mundo todo, inclusive em São Paulo, está em foco e novos modelos de bikes estão sendo lançados com frequência. Além, de a bicicleta ser um meio de transporte mais sustentável. Modelos leves, ergonômicos, coloridos e tecnológicos ganham o mercado, até mesmo modelo de bicicletas sem pneus estão sendo inventados, como por exemplo, a criação do designer israelense Ron Arad que substituí pneus de borracha por rodas feitas a partir de tiras flexíveis de aço temperado. O design mais comum das bicicletas surgiu no Japão em 1892 e se baseia na clássica estrutura formal do quadro com dois triângulos opostos ou um triângulo e um polígono irregular de quatro lados, aos quais são acrescidas as suas partes funcionais: assento, direção, suspensão, tração, movimento, rodagem e frenagem.
Desde a Draisienne, em 1817, nasceu para o mundo o transporte individual, o qual tomou outro rumo. Já existia assim um substituto para o cavalo, com a vantagem de não precisar ser alimentado, não cansava e se podia guardar em qualquer lugar.
Hoje com o mundo cada vez mais ameaçado com as terríveis conseqüências das mudanças climáticas, com os carros entulhando as ruas das grandes e médias cidades e com a poluição do ar e das águas pelos combustíveis fósseis, o design de bicicleta tomou novo alento.
As bicicletas são importantes não só para o transporte, mas também para o lazer e a saúde do ser humano. E parte do mundo, tecnologicamente mais avançado, preocupa-se com o design desse objeto de uso móvel com ou sem motor (limpo), soando como uma exigência nos dias atuais.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO
FUNÇÕES PRÁTICAS.
Elencam-se algumas das funções mais usuais da bicicleta:
A- Emagrecer: andar de bike é um