Leitura Literária
Aluno(s):
Laurimar de Oliveira Pego - RA 1332643
Polo
Cerquilho-SP
Ano 2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2º
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
A leitura é um ato de transformação cultural, social, emocional e espiritual. Enfim, nos torna melhores, mais aptos ao conhecimento
Ela abre visões, caminhos para outros universos, outras realidades. Projeta-nos entre paralelos de épocas distintas desde a antiguidade até os dias atuais.
O ato de ler como transformação e crescimento individual, às vezes nos faz rir, chorar e saltar a pele emoções das mais simples as mais complexas.
A prática de leitura nos remete a nossa própria origem e evolução, claro que o ato de ler, deve ser prazeroso e agradável, e essa prática deve vir do seio familiar.
Na leitura são revelados o domínio da escrita, o enorme enriquecimento vocabular, reflexão, senso crítico e autoconhecimento.
Nessa perspectiva cultural, social e individual, concordo com ilustríssimo Antônio Cândido em postura de que a literatura deveria sim, ser integrada aos direitos humanos que são universais e patrimônio de todos.
A história da humanidade é uma constante que merece ser registrada e lida por todos, mesmo com seus erros e acertos, afinal, estamos em constante evolução cultural, social e tecnológica.