Leitura feita pelo professor
E
UNIVERSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO
Leitura pelo professor
As competências dos alunos da 1ª série para participar de situações de leitura estão relacionadas ao desenvolvimento de atividades de leitura feita pelo professor e pelo próprio aluno (de forma individual, em duplas, coletiva ou em pequenos grupos) de textos de gêneros variados e com diferentes propósitos.
• Isto significa que os alunos possam construir comportamentos leitor, o que significa: atribuir significado a textos de gêneros variados; fazer uso de estratégias de leitura (seleção, antecipação, decodificação, inferência, verificação); colocar em ação diferentes modalidades de leitura em função do texto e dos propósitos da leitura (ler para buscar uma informação, ler para compreender etc.); confrontar idéias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades; apropriar-se das características discursivas, convenções e estruturas lingüísticas de cada gênero textual.
• Essas situações envolvem tanto momentos nos quais os alunos lêem com a ajuda do professor como também momentos em que eles são desafiados a ler sozinhos, colocando em jogo aquilo que construíram sobre o sistema alfabético. Porque é fundamental que o professor leia textos literários todos os dias?
Porque, lendo todos os dias, o professor garante que a leitura se torne parte integrante da rotina da escola. É esse contato freqüente, diário e constante que permite que os alunos construam uma crescente autonomia para ler, familiarizem-se com a linguagem escrita, sintam prazer com a diversidade de histórias e autores, entre outros ganhos.
Porque é fundamental que o professor seja um modelo de leitor?
Muitas vezes, esses alunos não convivem com pessoas que lêem, portanto,co professor é uma referência muito importante quando se trata de explicitar os usos e funções da leitura e da escrita. Ao compartilhar com os alunos a participar e testemunhar diferentes práticas de leitura,