Leitura de Texto Não Verbal
LETRAS
ESTUDOS DISCIPLINARES III
AMANDA COSTA RA 1441065
LEITURA DE TEXTO NÃO VERBAL
CAMPINAS TAQUARAL
2014
LEITURA DE TEXTO NÃO VERBAL
A partir do momento em que somos alfabetizados, somos expostos a uma infinidade de vocábulos. Aprendemos a ler e escrever sílabas, palavras. Tornamo-nos íntimos do texto verbal. A interpretação da palavra escrita ou falada depende de seu sentido, do conhecimento lexical do autor e do receptor.
O texto não verbal, por sua vez, por não conter vocábulos, é mais subjetivo, com contexto e análise mais ampla, e interpretação aberta.
Uma pintura, uma escultura, uma música tem em seu plano de expressão um sistema não verbal de significação, ficando o plano de conteúdo subjetivo a interpretação do receptor, a partir de seu conhecimento de mundo.
Um dos textos não verbais ou sincréticos com maior leque de interpretação é a charge.
“A charge é um gênero textual riquíssimo em intertextualidade, permitindo que o receptor das mesmas raciocine e analise o que se faz subentender nelas. (...) O formato de texto que a charge concentra exerce grande atração sobre o leitor, devido a sua fácil leitura e também a multiplicidade de informações que ela traz.” (http://lendoeuaprendo.blogspot.com.br/2011/06/genero-charge.html).
“A charge, que na língua francesa significa ‘carga’, porque o chargista realmente traz consigo uma intenção - a de satirizar situações situadas num contexto específico, ou seja, num contexto voltado para os problemas sociais, acima de tudo.”
(http://www.alunosonline.com.br/portugues/charge-cartum.html).
Relação entre conteúdo e expressão em gênero textual: charge.
O texto-objeto:
A charge de autor desconhecido foi tirada de uma postagem do site www.9gag.com, não sendo, porém o veículo original. “9GAG é um website humorístico criado em Hong Kong e hospedado nos Estados Unidos da América. Lançado em abril de 2008, esse