Leitura de Obras
“Natureza morta com prato vaso e flores” - Vincent Van Gogh
Nesta imagem vejo um prato encostado na parede, um vaso de flores vazio, flores espalhadas na mesa e murchas e um livro. A obra não tem linhas exatas, estão em um estilo mais rabiscado, tem cores fortes em grande parte da obra, mais escuras do claras. A tela mostra um peso muito grande, um ar triste e pesado, creio que as flores mortas são um ponto principal dessa obra, que está representando a natureza morta. Parece ser um ambiente carregado de pesar, não há uma preocupação com o fato de as flores estarem mortas, muito menos estarem fora do vaso e jogas sobre a mesa, não seria a mesa de uma pessoa relaxada, pois o livro mostra um pouco de cultura e conhecimento por parte da pessoa que o possui.
É uma obra que é muito a cara do autor, retrata muito bem a personalidade de Van Gogh, creio que algum sentimento de tristeza e indiferença possam ter motivado a criação desta pintura. A realidade expressada nessa obra é bem possível atualmente, até diria que normal, pois muitas pessoas podem estar com esse mesmo sentimento expresso na imagem, e essa realidade com certeza continuará sendo bem presente por muitos e muitos anos futuros.
Certamente é uma obra importante para o aguçamento da sensibilidade para si mesmo, para os sentimentos próprios, se reconhecer e conhecer seus sentimentos, pois foi pintada pelo autor talvez num momento de um sentimento triste, e certamente ele quis dividir isso com todos que pudessem ver essa obra, que apesar de retratar essa certa tristeza e indiferença já citados anteriormente, não mostra nem ódio, nem raiva, nada agressivo, simplesmente dor, uma “calma e tranquila” dor.
Santa Catarina de Alexandria - Bartolomé Esteban Murillo
Vejo nessa imagem um lugar até um tanto escuro, meio sombrio diria. Vejo umas sete pessoas, diria que talvez tenha mais até, mas não é muito claro na pintura. A obra possui linhas lisas ondulares e tanto as linhas como a