Arte do brincar
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como o brincar pode facilitar o processo de aprendizagem da criança pequena e o quanto às atividades lúdicas são importantes e devem fazer parte da rotina diária nas salas de Educação Infantil. As brincadeiras são muito significativas, pois, além de proporcionar prazer, quando direcionada, leva ao aprendizado de nossos alunos. De acordo com Elvira e Piaget, o brincar amplia a linguagem, a autonomia, a compreensão de mundo e outras competências que levam ao desenvolvimento de nossas crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil.Brincar.Aprender.
Introdução
O desenvolvimento integral da criança depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.
É papel da escola de Educação Infantil, possibilitar o desenvolvimento integral das crianças, desde os cuidados até a maturação cognitiva, permitindo que a criança se desenvolva em sua plenitude.
A brincadeira é uma grande facilitadora da aprendizagem na Educação Infantil, devendo ser utilizada como ferramenta indispensável neste processo educacional. É papel do profissional de Educação Infantil oferecer sempre a melhor forma de aprendizagem para as crianças, e a brincadeira é sem dúvida o meio mais eficaz para isso. Teixeira (2010), ressalta que o brinquedo deve fazer parte ao processo de formação dos alunos e explorado minuciosamente pelo professor.
Neste sentido, o objetivo central deste artigo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois, segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.
O método utilizado para realização deste trabalho foi à