Leitura de obras e questoes sobre a arte
DISCIPLINA: Teoria e crítica da Arte
DOCENTE: Andrea Pessutti Rampini
CURSO: Artes Visuais TURMA: 5ª FASE
INSTRUMENTO AVALIATIVO: PROVA – realização individual e sem consulta - Evitar rasuras.
ACADEMICO (A): Elza Pierina Ramos da Silva
1ª) Análise da Obra: “Posição de leitura para queimadura de segundo grau” – 1970, Denis Oppenheim.
Nesta obra, o artista citado, representante da Body Art, deixou-se queimar severamente pelo sol. Realize uma análise da obra considerando: o suporte utilizado e o tratamento dado a tal suporte, relação ou não com as categorias tradicionais das Belas-Artes, relação com o mercado de arte e o público.
Nesta obra o artista utiliza o próprio corpo, um livro, o sol e a areia da praia. O artista deitou-se na areia com um livro aberto sobre seu peito, ficou deitado por horas exposto ao sol, até que ficassem as marcas do livro em seu peito. Trata-se de uma performance de Denis Oppenheim, suas intervenções tornam-se de uma enorme provocação e ousadia, sua arte é conceitual e efêmera e se integra no movimento da Land Art.
Essa obra não tem relação com as Belas Artes por se tratar de uma arte que agride de alguma forma seu corpo, não pode ser comercializada porque é uma performance e por isso, a maneira que o público pode apreciar é somente por fotografias.
2) No artigo intitulado “O Moderno e o Contemporâneo”, o crítico de arte Ronaldo Brito, analisa o aspecto revolucionário das vanguardas artísticas até sua institucionalização. Sobre a institucionalização das vanguardas o crítico afirma: “A modernidade vencera, a modernidade perdera”. Qual é o sentido desta afirmação? (explique abordando o espírito das vanguardas e sua institucionalização)
As vanguardas estavam a frente de seu tempo, queriam mudar a ideia das belas artes, buscavam uma arte pura , arte pela arte, a arte não tinha que representar o real e nem causar emoção. Eles