wong kar
Os aspectos usados pelo diretor chinês Wong Kar-Wai como: Fotografia,, enquadramento e direção de arte junto com belíssimos elementos como: a Chuva, fumaça, as estampas dos vestidos, as paredes, as cortina, a música e iluminação. Compõe uma cinematográfia impressionante, sútil , elegante e com uma tensão sexual entres os dois principais personagens. Wong kal-war faz com que a câmera se mova tão delicadamente e precisa ao mesmo tempo, que o resultado é impressionante.
A hístória do filme, gira em torno de um casal que vive uma paixão impossivel de se concretizar, diante do fato de que ambos são casados e negam-se a passar das barreiras que são levantadas no decorrer da trama. Apesar de resistirem em assumir o que sentem um pelo outro e da falta de contato físico entre eles, isso acaba alimentando um sentimento que se intensifica e, ao retratar este sentimento reprimido, o filme levanta diversas questões morais, principalmente acerca do adultério e da confiança em outro. A trama nos leva a questionar onde de fato começa a traição e a culpa daqueles que a fazem.
Um mérito do filme é que não vemos a mulher de chow e o marido de Li-zhen, apesar dos diálogos dos personagens principais serem cheios de referências aos seus respectivos cônjuges.