LEITURA DE IMAGENS
Estética e história da arte
LEITURA DE IMAGENS
Análise de obras de arte
Maringá
Fevereiro de 2014
Ver e entender uma obra de arte requer uma atitude de busca. Antes de tudo é preciso: Entender o desenvolvimento das manifestações artísticas do homem através dos tempos. Entender as possíveis influências culturais que ocorrem nos efeitos plásticos.
Entender também os efeitos plásticos obtidos pela manipulação dos ELEMENTOS
VISUAIS (linha, forma, volume, massa, cor, etc..)
Entender tais manifestações plásticas pelo emprego de novas técnicas e materiais.
O artista manipula os elementos visuais, arranja, dispõe, organiza a linha, a forma, a cor o volume, etc. Este processo é denominado COMPOSIÇÃO.
Uma obra de arte pode ser analisada de três formas; analise OBJETIVA,
SUBJETIVA e FORMAL.
ANÁLISE OBJETIVA: Devem ser considerados os elementos principais da obra.
No caso de uma obra abstrata não existe a possibilidade de assinalar os elementos reconhecíveis. São de uma forma geral, elementos que são dissociados do contexto sócio cultural. Pode ser o modelo, a imagem principal.
O CONTEÚDO SUBJETIVO é amplo e oferece varias possibilidades de conhecimento e compreensão do entorno da obra, para isso dividimos em três partes: Sensação pessoal; ela geralmente justifica o titulo da obra. Procura comunicar a sensação de compreensão da ideia proposta. Pode ser dado, tanto pelo autor como pelo espectador. O relato dado pelo espectador deve ser escrito no final da análise, após ter obtido todo contato possível com os elementos da imagem.
Simbólica; está relacionada diretamente com o contexto sociocultural. Os símbolos são resultados de uma cultura, religião, padrões morais e políticos de uma nação ou região. Ex: A cruz é o símbolo que representa o cristianismo, no sentido de sacrifício, expiação dos pecados ou liberdade. Porém no século I a.C ela representa maldição, o pior castigo e o mais humilhante.
O contexto histórico tem duas fontes de estudo; 1- A