Leitura Imagens
PARA O ENSINO À DISTÂNCIA
RAMOS, Janaina1 – mestrando, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC
RAMALHO, Sandra – Dr., Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC
DOMENECH, Susana Cristina – Dr., Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal fazer uma análise visual sistemática básica, fundamentada no modelo leitura de imagens de sete passos, de uma interface gráfica usado no o ensino à distância. O modelo para análise é objeto de estudo de uma pesquisa de mestrado em fase final que será apresentada em 2013. Esta pesquisa analisa a acessibilidade e usabilidade de um curso de extensão aplicado no ensino à distância, na modalidade online. Para este artigo, serão apresentados os modelos de estudo e os principais conceitos semióticos que podem ser aplicados na interface.
PALAVRAS-CHAVE: ensino à distância, design, interface, leitura de imagens
1. Introdução
A sociedade contemporânea vem sofrendo transformações tecnológicas e de comportamento ao longo deste último século. Consequentemente, a escola e o aprendizado também estão vivenciando – principalmente nestas últimas décadas – uma série de mudanças. É o caso da Educação online, também chamado de ensino à distância ou EaD, que Batista (2008) caracteriza como a modalidade de educação em que o aprendizado se processa pela internet, pela possibilidade do encontro virtual. Azevedo (2007) acredita que esta modalidade de ensino acontece através da interação entre as pessoas, podendo ser mediada pela tecnologia, sendo esta um meio e não um fim. Moran (2003) argumenta que nos próximos anos, a educação online será o foco central da aprendizagem.
Neste cenário, a todo momento estamos sendo impactados com mensagens visuais, “textos” que estão nos transmitindo sensações, algumas vezes de significado compreensível, outras não. Segundo Ramalho (2006), as pessoas geralmente não possuem um referencial