CUSTOS CIDA
São medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização ou em um governo tem de arcar forma para atingir seus objetivos.
Classificação dos custos
Normalmente as pessoas distorcem o conceito de custos, ocasionando conflito conceituais pelo preço, receita, gasto, desembolso, despesas, perda e doação.
PREÇO
São valores estabelecidos pelas vendedores para efetuar a transferência de propriedade de um bem. No preço pode estar incluído o custo e a margem de lucros. Se o preço for maior que o custo haverá lucro, se for menor haverá prejuízo.
RECEITA
É o preço de venda de um bem, multiplicado pela quantidade vendida. A receita de uma empresa comercializa diversos bens, é o somatória de todos.
GASTO
É o valor pago ou assumido para obter um bem. É genérico não necessita ter ligação com o objetivo sócias de empresas.
DESEMBOLSO
É o pagamento da parcela do total de um gasto assumido. É tirar do bolso, é pagar, quitar de fato ela ocorre após a aquisição do bem ou serviços
CUSTO
É a parcela de gasto que é aplicada na produção de um bem ou serviço é a soma de todos os valores agregados aos bens, desde a sua aquisição até a comercialização.
DESPESA
É a parcela de gasto que não é aplicada na produção de um bem ou serviço. É o gasto ocorrido durante a operação de administração e comercialização. É a soma de todos os valores agregados ao bem no que tang ao apoio a produção.
VENDA
É um gasto involuntário e anormal que ocorre sem a intenção de gerar receita. O gasto excedente de matéria prima é um custo adicional do processo produtivo.
DOAÇÃO
É um gasto voluntario efetuado sem a intensão de gerar receita sem ligação com as atividades normais da empresa tem caráter filantrópico, assistencial.
APURAÇÃO DOS CUSTOS
A classificação diz respeito a possibilidade de a locação especifica de cada custo a cada tipo de produto classifica em.
CUSTO DIRETO E CUSTO INDIRETO
CUSTO DIRETO: pode ser imediatamente apropriado a cada tipo de produto ou centro de custo da