Trabalho Sensores resistivos
São João Del-Rei - MG
2014
Bruno Paiva; Ramon Batista; Tatiane Martins; Douglas Angelo.
CIRCUITOS TÍPICOS PARA CONDICIONAMENTO, FILTRAGEM E AMPLIFICAÇÃO DE SINAIS PROVENIENTES DE SENSORES RESISTIVOS LINEARES E NÃO LINEARES.
Orientador: Prof. Msc. Samir Angelo Milani Martins.
Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina Instrumentação e Medidas, no Curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de São João Del-Rei.
São João Del-Rei - MG
2014
RESUMO
CIRCUITOS TÍPICOS PARA CONDICIONAMENTO, FILTRAGEM E AMPLIFICAÇÃO DE SINAIS PROVENIENTES DE SENSORES RESISTIVOS LINEARES E NÃO LINEARES.
O presente trabalho tem como objetivo integrar os conhecimentos dos alunos da unidade curricular de Instrumentação e Medidas sobre os funcionamentos de sensores resistivos mais usuais, bem como tratar dos circuitos responsáveis pelo acondicionamento dos sinais provenientes destes sensores. Além da compreensão dos princípios de funcionamento e das propriedades físicas dos materiais utilizados para a construção dos sensores resistivos, também é de suma importância entender quais as melhores formas de processar os sinais e garantir que essas informações cheguem à central de controle de maneira adequada para que o controle do processo em questão seja executado da melhor forma possível. Basicamente, o trabalho discorre sobre as maneiras de transformar a variação da resistência dos vários tipos de sensores resistivos em sinais elétricos (como tensão e corrente). Embora a resistência seja uma variável de fácil medição, muitas vezes esses sensores apresentam pequenas variações quase imperceptíveis pelos ohmímetros disponíveis no mercado, justificando assim o fato da utilização de circuitos que convertem a variação de resistência em sinais e tensão, corrente ou variação