Leitura Colaborativa
Informação: no início da atividade não entregar o texto, apresentar no data show: o título e o 1º parágrafo dividido em duas partes.
Falar que irá ler um conto, apresentar o autor e a coletânea, falar do gênero dizendo que é um conto de esperteza e perguntar: o que tem em um conto de esperteza? Encaminhar com outras perguntas a partir da resposta a essa questão.
Contos de artimanha: narrativas, geralmente curtas, nas quais os personagens
– humanos ou animais – utilizam-se de ardis (armadilhas ou disfarces), truques, malandragens, gambiarras e espertezas para garantir sua sobrevivência ou mesmo a vitória contra forças maiores que a sua.
Essas histórias fundamentam-se em uma moral1ingênua que vigora num mundo de injustiça onde impera a crueldade e cada um luta por si, contexto esse que justifica o uso da esperteza da qual lançam mão os personagens desses contos.
Neles, coelhos ou raposas proibidos de beber água no riacho se disfarçam com folhas, sapos ameaçados de morte fingem ter medo de água, rabos de porcos são enterrados na lama para enganar o dono da fazenda e até mesmo a morte pode ser vencida.
Ler o título e perguntar: por que um sapo teria medo de água?
Se esse é um conto de esperteza, que seria o esperto? Por que? Como? Quem será enganado? Como?
Propor a leitura do trecho a seguir no data show:
O sapo é esperto. Uma feita o homem agarrou o sapo e levou-o para seus filhos brincarem. O sapo é esperto. Como um sapo com medo de água pode ser esperto? O que podemos esperar do conto em que logo no início apresenta essa informação de que o sapo é esperto? Qual a relação entre ser esperto e ter medo de água? A ideia é de que percebam a contradição, que há uma contraposição aqui. Por que o autor propõe essa contraposição? A ideia é de que se deem conta de que é um conto de esperteza e por isso, duvidem desde o início de que o sapo tem de fato medo de água.
Colocar o outro trecho