Leitura 2
Audição: Nest a fase, a criança deve entender tudo q ue é falado pelo adulto e pergunta quando não compreende.
Linguagem: a linguagem f alada é utilizada consta ntemente para expressar desejos, refletir emoções, inf ormar e fazer perguntas. Tem início a utilização de sentença s mais comp lexas e com sentido, além d o uso do plural. Por volta dos 3 anos é comum que a cri ança fale de si mesmo na 3ª pessoa.
Até os 4-5 ano s também pode m ocorre r algumas trocas na fala, que não dev erão persistir até o período d e alfabetização.
Como auxiliar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem da criança nesta fase?
Leituras de livros simples, uso de álbuns de fotografias, desenhos sobre experiências vivenciadas pela f amília, perguntas sobre a rotina da criança são atividades que estimulam o uso da linguagem e comunicação.
Phonak do Brasil www.phonak.com.br www.programainfantilphonak.com.br sac.brasil@phonak.com SAC 0800 701 8105
Etapas importantes no desenvolvimento auditivo e de linguagem da criança
0 a 3 meses:
Audição: o bebê reage para sons altos, se as susta com sons for tes e barulhos inesperados.
Linguagem: o bebê chora quando quer alguma coisa e se a calma a o ouvir a voz da mãe.
3 a 6 meses
Audição: A resposta de alerta aos sons é mais fácil de ser observada. O bebê procura sons a sua volta e reconhece mudanças na tonalidade da voz da mãe ou do pai.
Linguagem: início do balbu cio, fase em que a criança começa a brincar com a produção de sons sem sentido. Aos seis meses o balbucio tende a mudar, passando para a produção de sons agora com padrões de repetição e algum significado.
Como auxiliar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem do bebê nesta fase?
Neste período o bebê costuma dormir na maior parte do tempo, e a rotina estabelecida entre os períodos d e sono e vigia são importantes. Aproveitar os momentos da amamentação e banho são ótimas situações para aprimorar o vínculo com o bebê. Conversar sobre aquilo que