Leitor
INTRODUÇÃO
Os órgãos dos sentidos formam um conjunto que é responsável por captar e transmitir as informações externas para o cérebro através de transformações biofísicas, que convertem os estímulos recebidos em impulsos elétricos.
O objeto de estudo desse trabalho, o aparelho auditivo dos mamíferos e dos humanos, é um sistema com mecanismos que se relacionam entre si, convertendo estímulos mecânicos (ondas mecânicas) em informações para o cérebro. Essas informações são processadas pelo cérebro em forma de impulso elétrico, onde causam a sensação psicofísica da audição.
Além de permitir a percepção dos sons, a audição tem também a capacidade de transmitir mensagens emocionais, ativando outros sentidos e áreas do cérebro, sendo também de fundamental importância no equilíbrio e postura humana e como sentido de localização de alguns animais.
Desde os insetos até humanos, o som é um precioso agente de informação e comunicação, por isso pode-se observar a especialização do aparelho auditivo e suas estruturas internas.
A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica e pesquisa em meio eletrônico.
O objetivo geral foi compreender de uma forma geral o funcionamento biofísico do aparelho auditivo, suas funções, os fenômenos internos e importância desse sen-tido na percepção dos estímulos externos.
Os objetivos específicos foram :
? Descrever sumariamente a física do som;
? Descrever algumas características e propriedades do som;
? Descrever o aparelho auditivo do homem e outros mamíferos;
? Compreender a estrutura e funções do aparelho auditivo;
? Compreender os tipos de anomalias da audição;
? Descrever a ecolocalização através do sistema de audição
FÍSICA DO SOM
Uma definição direta e comum de som o caracteriza como uma perturbação material que se propaga através de impulsos ondulatórios e longitudinais, conheci-dos como ondas mecânicas. Dentro de sua gama de