leite e ovos
CURSO DE NUTRIÇÃO
Gabriela Lauriano
Larissa Lendell
Paula Daianny Alves
Renata Pessoa
Vitória Garces
Ovos, Leites e derivados
FORTALEZA
2014
Gabriela Lauriano
Larissa Lendell
Paula Daianny Alves
Renata Pessoa
Vitória Garces
Ovos, Leite e derivados.
Relatório da disciplina de Técnica dietética do curso de Graduação em Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará como exigência para a complementação da nota avaliativa.
Orientadora: Profa. Rafaella
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVOS 3
3 MATERIAL E MÉTODOS 4
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Ovos: O ovo é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais. Como aves, répteis, anfíbios e peixes.
O ovo, por ser considerado uma proteína de alto valor biológico, é um alimento completo e corresponde a aproximadamente 20% das recomendações diárias (RDA) de proteína (Applegate, 2000). A gema do ovo é uma fonte biodisponível de luteína e zeaxantina, carotenoides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora.
Um estudo demonstrou que 1,3 unidade de gema de ovo por dia, durante 4 a 5 semanas, aumentou as concentrações de luteína no plasma de 28 para 50% e de zeaxantina de 114 para 142% (Handelman et al., 1999). Além disso, o ovo é considerado excelente fonte de colina, nutriente essencial para a função normal das células (Zeisel, 2000).
“São alimentos de grandes versatilidades, podendo compor, em espécie ou como ingrediente, preparações para todos os horários de refeições.” (Domene, 2011).
Até pouco tempo, as propriedades nutricionais do ovo estavam voltadas para seu elevado teor de proteína e alta concentração de colesterol, e este, por sua vez, era associado às DCVs. O ovo é um alimento de alto valor biológico, com vários
nutrientes