ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
No processo de alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
A
o professor tem um papel considerável no sucesso do aprendizado, mas não é o único responsável por ele.
Vistas por muito tempo como instrumentos básicos do ingresso e da participação do cidadão na sociedade letrada, atualmente a leitura e a escrita são consideradas ferramentas
A
facilitadoras da comunicação humana.
Leia atentamente a situação descrita abaixo:
“Hoje é o primeiro dia de Bruna na escola. Ela cursará o primeiro dos nove anos do Ensino Fundamental. Sua professora a recebe na entrada da sala de aula e as duas conversam. A professora explica que acompanhará Bruna em uma atividade escrita.” O procedimento descrito acima é uma atividade destinada a
B
revelar os conhecimentos que os alunos já possuem
.
Estabelecer um ambiente estimulador na sala de aula, no qual a leitura e a escrita tenham significado, favorece qual situação didática?
A
A alfabetização.
1. Normalmente o alfabetizador desenvolve o seu trabalho sem conhecer o processo de aquisição da linguagem escrita. Espera-se que a criança esteja alfabetizada quando chega ao fim da “cartilha”, criada a partir de uma linguagem irreal (“o bebê baba”, “o boi bebe”) e do trabalho com um repertório controlado (a fixação da “família” ba, be, bi, bo, bu como geradora de palavras, tais como “baba”, “bebê” e “bola”). A respeito desse método de ensino, considere as seguintes afirmativas:
I. No processo pedagógico da alfabetização ler é sinônimo de decodificar, e escrever é sinônimo de copiar.
II. Esse tipo de trabalho evidencia o modo como a criança se relaciona com o objeto da aprendizagem, que é a língua, dotada de sentido e de significado.
III. O educando está alfabetizado quando decifra mecanicamente a correspondência entre grafemas e fonemas e executa cópias perfeitas.
IV. Acredita-se que a criança já estabelece relações com a linguagem no período anterior à alfabetização.
Está correto o