Leite condensado - processo de fabricação
Fabricação
- Resfriamento do leite imediatamente após a ordenha;
- Limpeza e higienização dos equipamentos de resfriamento e de ordenha;
- Controle e prevenção de mastite (infecção da glândula mamária das vacas). todo o leite recebido nas fábricas passa por um rigoroso controle no intuito de atestar sua qualidade.
Do campo à mesa do consumidor, são gerenciadas todas as etapas da cadeia produtiva, garantindo a boa procedência do leite e a alta qualidade dos produtos no mercado.
Fases de fabricação do leite condensado
Resfriamento e estocagem
Todo o leite recebido é resfriado a uma temperatura entre 3°C e 5°C em silos isotérmicos de aço inox, até que seja enviado ao processo de fabricação.
Padronização e pasteurização
O leite é padronizado quanto ao seu teor de gordura. Em seguida, o leite é pré-aquecido e pasteurizado a 75ºC, durante 15 segundos, sendo estocado em silos inox a uma temperatura de 5 a 7ºC. Com a pasteurização, eliminam-se microorganismos que podem deteriorar o produto e causar doenças ao homem.
Mistura de ingredientes / adição de açúcar
o leite é bombeado até o misturador de açúcar, onde o açúcar será adicionado ao leite por meio de um misturador industrial.
Concentração
A mistura segue imediatamente para a concentração. Através de aquecedor tubular a mistura é aquecida, e vai para o conjunto de concentrador de 3 efeitos a vácuo. Consiste na evaporação a vácuo de parte da água do leite. O leite possui em média 87% de água e, após este processo, a quantidade de água fica em torno de 27%.
Resfriamento e adição de lactase
O leite condensado é resfriado imediatamente à temperatura de 23°C quando, então, é adicionada a lactose esterilizada. A função da lactose é micro-cristalizar o açúcar em pequenos cristais imperceptíveis à língua humana, evitando a cristalização do produto no mercado.
Envase
O envase é feito por máquinas dosadoras automáticas, sem nenhum contato manual, utilizando