Leite Condensado Fabricacao
Fabricação
Qualidade da matéria-prima
Desde 1998, objetivando produtos finais com excelência de qualidade, a Itambé lançou um programa voltado para o produtor de leite, fundamentado nos 3 principais fatores que determinam a boa qualidade da matéria-prima:
- Resfriamento do leite imediatamente após a ordenha;
- Limpeza e higienização dos equipamentos de resfriamento e de ordenha;
- Controle e prevenção de mastite (infecção da glândula mamária das vacas).
A Itambé se preocupa com o aprimoramento constante de sua matéria-prima, desenvolvendo programas de apoio ao produtor e ações de valorização da atividade leiteira. Além dessas ações preventivas no campo, todo o leite recebido nas fábricas passa por um rigoroso controle no intuito de atestar sua qualidade.
Do campo à mesa do consumidor, a Itambé gerencia todas as etapas da cadeia produtiva, garantindo a boa procedência do leite e a alta qualidade dos produtos no mercado.
Fases de fabricação do leite condensado
Resfriamento e estocagem
Todo o leite recebido é resfriado a uma temperatura entre 3°C e 5°C em silos isotérmicos de aço inox, até que seja enviado ao processo de fabricação.
Padronização e pasteurização
O leite é padronizado quanto ao seu teor de gordura, assegurando a composição correta do produto final. Em seguida, o leite é pré-aquecido e pasteurizado a 75ºC, durante 15 segundos, sendo estocado em silos inox a uma temperatura de 5 a 7ºC. Com a pasteurização, eliminam-se microorganismos que podem deteriorar o produto e causar doenças ao homem.
Mistura de ingredientes / adição de açúcar
Posteriormente, o leite é bombeado até o misturador de açúcar, onde o açúcar será adicionado ao leite por meio de um misturador industrial.
Concentração
A mistura segue imediatamente para a concentração. Através de aquecedor tubular a mistura é aquecida, e vai para o conjunto de concentrador de 3 efeitos a vácuo. Consiste na evaporação a vácuo de parte da água do leite. O leite possui em