Leishmaniose
Trabalho para a disciplina de Biologia, professora Regeane Silva, Escola Estadual Frei Orlando, Turma 3º ano 106.
Morada Nova de Minas
2013
Introdução
Apresentaremos neste trabalho assuntos advindos do tema Leishmaniose, como o seu conceito, prevenção, tratamento e seus sintomas.Abordaremos também o ciclo de vida da doença.
A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito dos gêneros Lutzomyia e Phlebotomus, que possui em seu organismo o protozoário que ocasiona tal molétia. São dois tipos de leishmaniose: a tegumentar e a visceral.
Leishmania
Leishmania é o protozoário da classe Mastigophora que é transmitido para o vertebrado pela picada de um inseto vetor. Há duas espécies de importância: Leishmania donovani (agente da Leishmaniose visceral) e Leishmania braziliensis. (Agente da Leishmaniose cutânea)
Ciclo de Vida
Na picada o vetor se infecta com a forma amastigota e essas se transformam em promastigotas, que ao se multiplicarem podem até obstruir o canal alimentar do inseto. Esse ao inocular saliva no hospedeiro definitivo manda aquele "bolo" de formas promastigotas que penetram nas células retículo endoteliais e se transformam em amastigotas, que se multiplicam e ganham a corrente sangüínea e vão ao baço ou fígado.
Prevenção da leishmaniose
A prevenção se faz por redes ou repelentes de insetos, pela construção de moradias humanas a distância superior a 500 metros da mata silvestre e pela erradicação dos Phlebotomus/Lutzomyia. Um importante e por muitos um controverso ponto no controle da leishmaniose reside na redução dos reservatórios da doença via eutanásia dos animais domésticos diagnosticados como portadores da doença. As prefeituras de localidades com presença significativa desta patologia geralmente mantêm serviços de patrulha e diagnóstico de animais de estimação infectados, determinando que setor de controle de zoonoses associado realize periodicamente exames de sangue gratuitos nos animais de estimação, e que